domingo, 10 de novembro de 2013

Leituras... Os Ovos Misteriosos de Luísa Ducla Soares

Data: 08-11-2013

Título: Os Ovos Misteriosos
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Manuela Bacelar
Editora: Afrontamento
ISBN: 9789723603385
N. Páginas: 36

Sinopse:
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
1º Ano de escolaridade

Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.
Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.

Comentário:
Tivémos oportunidade de conhecer este livro no Domingo de Páscoa do ano passado, numa iniciativa da Fnac com uma hora do conto muito engraçada, que terminou com os meninos a fazer o ninho e os ovos misteriosos!
Trouxemos o livro connosco e desde esse dia já foi lido muitas vezes e folheado pelo Gabriel muitas mais!
É um livro fantástico, de uma autora fantástica, Luísa Ducla Soares. Também já tivémos a oportunidade de estar junto desta querida autora 2 vezes e confirmar toda a sua simpatia e simplicidade.
Neste livro, uma galinha decide fugir porque a dona lhe rouba todos os ovos e não tem nenhum filho. Quando faz um ninho e põe o seu ovo, vai à procura de comida para o poder chocar durante muito tempo. Qual não é o seu espanto quando, ao regressar, tem o ninho cheio de ovos! Mas quando os choca, nenhum deles é de pintos. Como vai ela lidar com tantos e diferentes filhos?

Uma história muito bonita que o Gabriel não se cansa de ouvir!

Classificação: 9,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário