segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pelas Bibliotecas infantis de Portugal... Cascais

Eu e a mamã descobrimos esta biblioteca no Verão. Fica no centro de Cascais, e chama-se Casa da Horta da Quinta de Santa Clara.  
Tem um belo jardim na entrada onde se pode ler e descansar e a sala infantil, embora não muito grande, é muito acolhedora e tem muitos livrinhos bonitos para ver e ler. Gostámos muito!


Um pouco da sua história:

A Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara foi a primeira a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Encontra-se instalada num edifício do século XVIII.

Inaugurada a 25 de janeiro de 2001, esta biblioteca situa-se num edifício datado do século XVIII, outrora integrado na Quinta de Santa Clara. A Câmara Municipal de Cascais adquiriu este edifício em 1949, sendo até 1992 casa de habitação. Posteriormente, desenvolveu-se um projeto que compreendeu a recuperação arquitetónica e a ampliação do edifício. Foi a importância desta peça do património, edificado no centro da Vila de Cascais, que legitimou a instalação da primeira Biblioteca Municipal de tipologia 1 (BM1) do concelho a pertencer à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Em relação aos espaços de livre acesso, no rés-do-chão do edifício, encontra-se o Átrio, o Espaço de Periódicos, a Sala Infantil, a Sala Juvenil e a Sala Polivalente, na qual se realizam, por exemplo, ações de formação e exposições. No primeiro andar, encontra-se a Sala de Adultos, a Sala Multimédia e a Sala de Autoformação. No exterior, destaca-se o espaço de leitura ao ar livre, a horta pedagógica e o jardim dos odores. Esta biblioteca localiza-se perto do Jardim Visconde da Luz, local onde se realiza, por exemplo, a Feira do Livro anual.




Fonte: site da Câmara Municipal de Cascais

Sem comentários:

Enviar um comentário