segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pelas Bibliotecas infantis de Portugal... Cascais II

Ainda em Cascais, encontrámos uma outra biblioteca infantil, desta vez dedicada inteiramente ao público infantil e juvenil. 
Encontra-se inserida dentro do Parque Marechal Carmona e tem 3 salas. Uma delas destina-se aos mais pequeninos e tem até um pequeno espaço para acções de leitura com um cenário fantástico por trás.
Muito interessante esta biblioteca!



A sua História:

Em 1971, numa sala anexa à Biblioteca Municipal do Museu Condes de Castro Guimarães, foi criado, um espaço dedicado ao público mais jovem. Posteriormente integrado na rede de bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, assumiu então a designação oficial de Biblioteca Fixa n.º168. A Fundação era responsável pela gestão e atualização do acervo, bem como pelo desenvolvimento de atividades de animação. A procura e o crescente interesse das crianças e jovens do concelho, levou à sua transferência para o atual espaço, em 1975. No início de 2003, a Fundação Calouste Gulbenkian extinguiu o programa de apoio às bibliotecas, passando para a autarquia a gestão integral do serviço. Atualmente, esta biblioteca é constituída por três espaços de livre acesso, organizados num único piso térreo, designadamente, a Sala Infantil, a Sala Juvenil e a Sala Polivalente. A sua localização no Parque Marechal Carmona permite às crianças brincarem nas zonas relvadas e no parque infantil, assim como conviverem com vários elementos da Natureza, nomeadamente, árvores de grande porte e aves.





Fonte: Site da Câmara Municipal de Cascais

Sem comentários:

Publicar um comentário