segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pelas Bibliotecas infantis de Portugal... Sintra

E este fim de semana visitámos mais uma biblioteca infantil. O local de eleição foi Sintra! 
Às bonitas paisagens, junta-se uma biblioteca muito bem equipada e interessante. Tem inúmeros livros, jogos, espaço com computadores, espaço para ver DVDs e para ouvir música. Estivémos muito bem lá, abrigados do tempo frio que fazia lá fora! 


Um pouco da sua história:

A Biblioteca Municipal de Sintra possui uma longa tradição de actividade e é um exemplo da longevidade e intervenção cultural do município. A ideia de constituir-se uma Biblioteca Pública em Sintra remonta ao último quartel do séc. XIX, podendo-se balizar, cronologicamente, entre as primeiras tentativas patrocinadas por António R. da Cunha (1862-1923), chefe da Secretaria da Edilidade Sintrense, que, em 1910, dinamizou uma pequena Biblioteca no edifício dos Paços do Concelho, através da criação de um pequeno núcleo de leitura, e 2003, com a inauguração do novo espaço, na Casa Mantero.

BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL – SALA ISABEL ALÇADA

Uma vez que o gosto pelo livro e o hábito de frequentar a Biblioteca deve ser adquirido desde a infância, a Biblioteca dispõe, no lado esquerdo da Recepção, de uma Sala de Leitura para os mais pequenos, dividida em Biblioteca Infantil, Bebéteca e Biblioteca Juvenil:

                - 0 aos 3 anos – Bebéteca
                - 3 aos 10 anos – Biblioteca Infantil
                - a partir dos 10 anos – Biblioteca Juvenil

Esta Sala dispõe de espaços próprios reservados ao visionamento de vídeos e DVD’s; postos multimédia ligados à Internet; e espaços destinados à leitura informal, onde as crianças poderão, não só ler, mas também jogar e participar em actividades lúdicas.





Fonte: site da Câmara Municipal de Sintra e blog chadesintra.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário